sábado, 4 de junho de 2011

Não perca a festa de encerramento do primeiro ano de atividades do 'Hip Hop educação para a vida'


Depois de percorrer por 18 escolas municipais de Belo Horizonte, contemplando 9 mil alunos e educadores, o projeto “Hip Hop Educação para a vida” encerra seu primeiro ano de atividades. Idealizado e realizado por Hudson Carlos de Oliveira, o rapper Ice Band, o projeto tem por objetivo utilizar a cultura do hip hop como instrumento para mediação de conflito na comunidade escolar.

O show de encerramento está marcado para o dia 6 de junho, às 21 horas, no Teatro Dom Silvério, com entrada franca. Na ocasião, as rimas do hip hop ganharão potência com as bases eletrônicas. A programação inclui o lançamento de CD – com o rapper Ice Band e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S – e do videoclipe da música Notícias do Brasil, produzido pelos alunos da oficina de vídeo, ministrada pela ONG Favela é Isso Aí para moradores do aglomerado da Serra, dentro do projeto do Fundo da Infância e Adolescência e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

“Tivemos uma aceitação muito boa. Os meninos gostam que se estabeleça diálogo com eles na linguagem deles. O que estamos desenvolvendo dentro das escolas tem tocado crianças e educadores”, comemora Ice Band. Ice Band parte da própria experiência de vida para contar aos alunos como se envolveu com a criminalidade e a delinqüência na juventude e superou o histórico de violência em favor da vida, por meio da arte e do envolvimento com movimentos sociais e culturais.

O rapper enfatiza a busca da sociedade por alternativas que garantam a segurança nas escolas, como a instalação de detectores de metais e o patrulhamento escolar. “Os próprios professores vivem momento de tensão com seus alunos. O projeto mostra que estamos juntos com toda essa comunidade escolar, que tenta buscar outras formas de mediação de conflito. A educação para vida se faz necessária neste momento”, completa.

O projeto é uma realização do Centro de Referência Hip Hop Brasil, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Segundo Ice Band, as ações do projeto terão continuidade no segundo semestre. A intenção é ampliar a área de atuação do “Hip Hp Educação para a vida” e chegar à esfera estadual, por meio de parcerias entre o projeto e as Secretarias de Estado da Educação e de Defesa Social. Enquanto isso, o contato com alunos e educadores continua nas redes sociais e até mesmo em conversas por telefone. “Criamos um vínculo para mediação do conflito através da cultura do hip hop”, constata Ice Band.

SERVIÇO
Projeto Hip Hop Educação para a vida – palestra-show e lançamento de CD - com o rapper Ice Band e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S
06/06 – 21h – Teatro Dom Silvério – Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 - Savassi
Informações: http://www.projetoeducacaoparaavida.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário